segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Meios de comunicação para surdos

Introdução
• A comunicação humana é mais que palavras e idéias, incluim sentimentos extrínsecos e intrínsecos do indivíduo.
• É um processo contínuo que envolve também o silêncio, a pele, o ambiente, o corpo como processo integral, completo e multissensocial.

Oralinsmo
• Cultivado na década de 60.
• Visa a integração da criança surda com ouvintes, dando condições de desenvolver a linguagem oral.
• A linguagem oral é a única forma de se comunicar.

Bimodal
• Uso simultâneo de sinais e fala.

Bilingüismo
• Critérios para considerar o bilinguismo.
– Origem: aprendeu com a família as duas línguas, falantes nativos, ou; aprendeu por necessidade a outra língua paralelamente por necessidade.
– Identificação: interna (a pessoa se vê como falante de duas línguas) ou externa (os outros a identificam como bilíngüe).
– Competência: domina as duas línguas.
– Função: usa as duas línguas em variadas funções, de acordo com a necessidade.

Língua dos sinais
• Linguagem natural.
• Utiliza o canal espaço-visual.
• Foi criada por gerações de comunidades surdas.
• É diferente em cada comunidade.
• Tem estrutura gramatical própria, independente da língua oral do País

Linguagem brasileira dos sinais
• Foi desenvolvida por surdos no Brasil.
• O INES foi responsável pela padronização da língua.
• Os alunos estudavam no INES e multiplicavam a linguagem quando voltavam para suas cidades.
• A LIBRAS é comparada, em complexidade, a qualquer outra língua.

11 comentários:

  1. A comunicação realmente é algo fantástico! A cada dia nos surpreendemos! Tive a oportunidade de assistir em vídeo uma cantata de surdos! Foi algo emocionante! A comunicação vai além das palavras! O corpo fala o que somos e o que sentimos integralmente! Nós, como professores de Educação Física, precisamos enxergar o aluno com deficiência da mesma maneira que o aluno dito normal. Todos nós, deficientes ou não, temos limites a serem superados e potencialidades a serem trabalhadas! O olhar do professor deve ser para o indivíduo em suas particularidades! A ação, as atitudes e o olhar inclusivo do professor fará a diferença!
    Patrícia Calvano de Freitas Cordeiro aluna do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira

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  3. Dizer que uma pessoa é portadora de necessidades especiais é redunte pois todo o ser humano possui limitações e tem necessidades especias. Os deficientes físicos tem uma característica especial, pois por estarem privados de determinado sentido aguçam mais os outros. O educador deve focar sempre no desenvolvimento de habilidades desses outros sentidos. O domínio da linguagem dos sinais é uma ferramenta necessária para os profissionais da educação poderem trabalhar com diversos tipos de grupos. Ass: Milton Gimenes, aluno de Educação Física da Universo Niterói.

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  4. A pesar de existir pessoas surdas e mudas o mais importante é saber que há um meio de comunicação entre eles enclusive temos a LIBRA,Linguagem Brasileira dos Sinais,
    desenvolvida no Brasil ,não estar sendo desenvolvida somente entre os surdos e mudos e sim entre os houvintes falantes,temos várias turmas em nossa universiadde,os alunos estam super intereçados,portanto é uma grande conquista adquirir esse diciplina.

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  5. Meu interesse sobre a comunicação aumentou muito, pois aprendi a ter conhecimento sobre esse assunto com essas reportagens do blog e através das aulas de E.F adaptada. Com isso na visão de educadora, é essencial o conhecimento a comunicação, como exemplo LIBRAS Lingua Brasileira de Sinais, que está se tornado uma importante matéria adquirida pelos futuros profissionais.

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  6. É incrível como a comunicação é algo que muda não só de um país para o outro, mas de pessoa para pessoa.E essa variação de comunicação para surdos é muito imtessante e mostra que a comunicação vai além do som emitido nas palavras,mostra que o corpo também fala.

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  7. A linguagem de sinais sempre foi um mistério pra mim. Acho fantástico como é possível que eles possam se comunicar dessa forma. Uma vez tive a oportunidade de assistir a um espetáculo de dança com casais de cadeirantes,onde alguns surdos estavam na platéia assistindo. Eles faziam sinais todo o tempo uns para os outros e,nesse caso,eu é que me senti excluída! Aguardo a oportunidade de também me comunicar com eles.

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  8. Certamente a comunicação não é exclusividade da voz, todas as pessoas se comunicam de diversas formas, seja no toque, num olhar, em gestos com as mãos e com corpo. Talvez em muitos momentos não percebêssemos, ou até mesmo usamos esse tipo de expressão paralelamente no dia a dia. E nos surpreendemos, pelo menos eu, quando deparo com pessoas conversando usando a linguagem dos sinais. Os mudos e surdos adquiriram habilidades fantásticas na linguagem dos sinais, acho incrível! Também a importância do INES em padronizar a língua foi fundamental, já que nosso país é imenso tanto em área, como em cultura, fico imaginando os sotaques, gírias se não tivessem essa organização. E como professor, temos a obrigação de saber sempre mais, é uma ferramenta necessária para o profissional de Educação Física, assim evita ser excluído de determinados grupos e até mesmo perder oportunidade interessantes.

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  9. acho a linguagem de sinais fascinante, fique muito feliz na faculdade ao ver um interprete ajudando no aprendizado do aluno, isso ajuda muito na inclusão de portadores de deficiencia.

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  10. O homen se expressa pela fala e quando isso é interrompido por algum motivo, ele procura alguma forma de acontecer para poder se sentir útil e importante para a sociedade e para si mesmo.

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  11. São diversas as formas que os deficiêntes auditivos se comunicam com o meio e com as pessoas,falar nem sempre é necessário disso eles não tem dúvidas,o corpo as vezes expressa mais que muitas frases.

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